segunda-feira, 8 de dezembro de 2008


Super Size Me

 

No filme, Spurlock segue uma dieta de 30 dias, durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald's. O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.

Durante a gravação, Spurlock comia nos restaurantes McDonald's três vezes por dia, chegando a consumir em média 5000 Kcal (o equivalente de 9,26 Big Macs) por dia durante o experimento.

Antes do início desta experiencia Spurlock, comia uma dieta variada. Era saudável e magro, e media cerca de 180 cm de altura com um peso de cerca de 80Kg. Depois de trinta dias, obteve um ganho de cerca de 10 kg, deixando o seu índice de massa corporal de 23 (dentro da faixa "saudável" 19-25) a 27 ("sobrepeso"). Surplock, também teve mudanças de humor, disfunção sexual, e danos no fígado. Spurlock precisou de catorze meses para perder o peso que tinha ganho.

 

A medida que o filme começa, Spurlock está fisicamente acima da média, como é demonstrado por três médicos (um cardiologista, um gastrenterologista, e um médico de clínica geral), assim como uma nutricionista e um preparador físico. Ele é orientado pelos cinco médicos, para realizar a avaliação da sua saúde durante o mês de duração. Todos os profissionais da saúde predizem que a dieta McDonald’s terá efeitos indesejáveis sobre seu corpo, porém ninguém esperava nada demasiado drástico.

Spurlock começa o mês com um café da manhã perto de sua casa em Manhattan, onde há em média quatro McDonald's (e 66.950 habitantes) por milha quadrada (2,6 km ²). Também opta por viajar em táxis com maior frequência, já que pretende manter as distancias que caminha em linha com os 5000 passos (aproximadamente duas milhas) que por dia caminhava a média dos estadunidenses. Spurlock têm várias regras que regem seus hábitos alimentares:

                                                                                          

  • Deve plenamente comer no McDonald’s três comidas por dia
  • Deve ingerir só os itens do menu McDonald’s. Isto inclui a água engarrafada.
  • Deve escolher o tamanho "Super Size" do menu sempre.
  • Terá de caminhar a média que se caminha nos Estados Unidos, sobre a medida de 5000 passos por dia.  

No dia 2 Spurlock come pela primeira vez o tamanho “Super Size”, que leva cerca de uma hora para comer. A experiência causou ao seu estômago, durante o processo, um aumento de tamanho, que acaba com Spurlock a vomitar no caminho de volta para casa.

 

Depois de cinco dias Spurlock ganhou quase 4,5 kg. Não passa muito tempo antes de que se encontre a si mesmo com uma sensação de depressão, e ele considera que seus episódios de depressão e dores de cabeça são causados pela comida do McDonald's. Um médico descreveu-o como "viciado".

A noiva de Spurlock, é uma testemunha para o facto de Spurlock ter perdido muita da sua energia e desempenho sexual durante a sua experiência. Não esta claro se Spurlock seria capaz de completar o mês completo, devido ao elevados teores de gordura e carbonato na sua dieta; os seus amigos e família começaram a preocupar-se.

Próximo do vigésimo dia, Spurlock sentia estranhas palpitações no coração. Consulta seu médico particular, que lhe aconselha para parar o que está a fazer de imediato, para evitar qualquer tipo de graves problemas de saúde. Apesar desta advertência, Spurlock decide continuar com o teste.


Spurlock chega ao trigésimo dia e atinge o seu objectivo. Em trinta dias, Spurlock comeu o tamanho "Super Size"em todas as suas refeições. Os três médicos ficaram surpriendidos com o grau de deterioração da saúde de Spurlock. Um deles afirmou que eram irreversíveis os danos causados no seu fígado e que pode sofrer, além disso, um ataque cardíaco, mesmo perdendo todo o peso ganho durante a experiencia.

Nenhum comentário: