terça-feira, 24 de março de 2009

Sistema circulatório

Sangue


Glóbulos vermelhos são células sem núcleo, também designadas por hemácias, hemácias ou células vermelhas, que estão presentes no sangue em número de cerca de 6 milhões por milímetro cúbico, em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina, e a sua função é transportar o oxigénio aos tecidos, e o dióxido de carbono dos tecidos. Os hemácias vivem aproximadamente 120 dias.
Os leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos, são células produzidas na medula óssea e presentes no sangue, linfa e órgãos linfóide. Um adulto normal possui entre 4 milhões e 11 milhões de leucócitos por milímetro cúbico, de sangue. Os leucócitos têm a função de combater microrganismos causadores de doenças por meio de sua captura ou da produção de anticorpos.
A plaqueta sanguínea, ou trombócito, é um fragmento de célula presente no sangue que é formado na medula óssea. A sua principal função é a coagulação do sangue, quando existe uma hemorragia, para evitar que o sangue saia sem parar.

Nenhum comentário: